domingo, dezembro 05, 2010


Os jovens perguntam : Estou pronto para sair de casa ?

    Muito antes de estar pronto para sair de casa,você talvez comece a sentir  vontade de ser independente .Isso é normal.Afinal ,originalmente a vontade de Deus para os jovens era que por fim eles deixassem os pais para formar a própria família.(Gênesis 2:23,24;Marcos 101:7 , 8)Mas será que o fato de você querer mais liberdade significa que já é hora de se mudar ? Pode ser. Mas como você vai saber quando estiver realmente pronto para sair de casa ?Analise três perguntas importantes que você precisa responder.A primeira é ... 


Por que quero sair de casa ? 


Para ajudá-lo a entender claramente por que você quer se mudar,dê uma olhada na lista a seguir.
Numere suas razões em ordem de importância.

  • Fugir dos problemas em casa
  • Ter mais liberdade
  •  Ser mais respeitado pelos colegas 
  • Ajudar um amigo que precisa dividir o aluguel 
  • Fazer trabalho voluntário em outro lugar
  • Ganhar experiência 
  • Não dar despesas para os pais 
  • Outras... 

Essas razões não são necessariamente más.Mas o motivo de você querer sair de casa pode ter uma grande influência na sua felicidade depois de deixar o teto de seus pais.Por exemplo,se o motivo é apenas fugir dos problemas em casa ou ter mais liberdade,você provavelmente vai ficar surpreso.
É verdade que sair de casa pode lhe dar mais liberdade e aumentar o respeito dos colegas.Mas é você quem vai pagar as contas,cozinhar,limpar a casa e preencher o tempo quando não estiver com a família ou os amigos.Então,não 
deixe que os outros o influenciem a tomar uma decisão precipitada.


Estou preparado ? 


Sair de casa é como fazer uma trilha na floresta.Você se aventuraria a fazer isso sem saber armar uma barraca,acender uma fogueira,preparar comida ou ler um mapa ? PROVAVELMENTE NÃO!
Mas muitos jovens vão morar sozinhos sem saber direito como cuidar de uma casa.


O que espero alcançar?


     Alguns saem de casa para fugir de problemas ou de autoridade dos pais.Sua atenção está nas coisas que estão deixando para trás ,não  aonde estão indo.Isso é como dirigir olhando apenas no retrovisor.Quando o motorista se concentra no que está ficando para trás,não percebe o que está à sua frente.
O que aprendemos disso ? Não se concentre apenas em sair de  casa- mantenha seus olhos fixos num objetivo que vale a pena. :)
Em alguns casos,pode acontecer de a pessoa fica em casa tanto tempo que acaba não desenvolvendo a maturidade e as habilidades necessárias para morar sozinha.Mesmo assim,não tome uma decisão precipitada.Pense bem!
 " Quem planeja com cuidado tem fartura ''
                               Ouça  os conselhos de seus pais. 


Em vez de se perguntar 'Estou pronto para sair de casa?',pergunte-se 'Estou pronto para cuidar de minha própria casa ?'.Se você acha que está preparado,então  talvez seja a hora de tomar seu próprio rumo na vida. =D
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t