quarta-feira, dezembro 15, 2010


Cartão amarelo para os pais de PAVIO CURTO !

Existe muita diferença entre ''repreender'' e ''esbravejar''.Vamos ficar atentos!Por que perdemos as estribeiras ?
Para falar sobre isso,antes de mais nada é preciso saber que existe diferença entre ''repreender'' e ''esbravejar''.Você ,que está criando  ou pensar em ter filhos,já parou para pensar nisso ? Em ambos os casos,nosso comportamento diante de um erro das crianças é bastante semelhante:censuramos e falamos alto.Porém,repreender e esbravejar têm e finalidades diferentes.Como também existe uma diferença sutil no grau 
de penetração que cada um alcança.Enquanto ''repreender'' visa persuadir,no sentido de educar,''esbravejar'' visa colocar para fora o que está sentido.

O adulto que sabe repreender bem é aquele que tem a habilidade de se expressar.Quando quer dizer alguma coisa,mesmo que seja para uma criança,ele consegue reunir as informações necessárias(incluindo-se aí  os sentimentos e o senso comum) e empregar as palavras ou utilizar as atitudes para se fazer entender.

Enquanto pais,são inúmeras  as situações que exigem que tenhamos os pleno domínio da habilidade de nos expressar.É o que chamamos de ''educar''.Assim,de diversas maneiras,vamos moldando o desenvolvimento das crianças.Contudo,os pais que não têm essa habilidade,diante de uma falha ou um erro dos filhos,não conseguem explicar por que  aquilo é errado,apenas demonstram seu desagrado dizendo coisas como ''Assim a mamãe não gosta --'' . Com isso,ao invés de corrigir o  erro ,simplesmente,tentam interromper a atitude da criança.Dessa forma,quando a irritação se agrava,''perdem as estribeiras''.

Para falarmos sobre ''perder as estribeiras'',primeiramente,é importante refletir sobre pais que perdem as estribeiras.
Sendo assim,vamos verificar nossa capacidade nos expressar?
  • Tento ouvir as pessoas com atenção e ser compreensivo?
  • Tento reunir e digerir as informações que recebo,utilizando-as para expressar minha própria opinião?
  • Consigo fazer escolhas,ter atitude e refletir sobre elas?
  • estou me esforçando para criar um ambiente familiar alegre e comunicativo ?

As crianças aprendem observando as ações dos pais,sejam boas ou ruins.Com pais que gostam de conversar,aprendem a conversar  sobre diversos assuntos;com pais que agridem fisicamente,aprendem a agredir.
Um pai que não tem o hábito da leitura e vive dizendo ao filho:
'' VOCÊ TEM QUE LER '',não funciona.''Você tem que me obedecer!''dito por quem nunca ouve o que a criança tem a dizer ,não convence .Irritar-se e sair agredindo a criança não vai adiantar em nada.

Eu andei lendo algumas revistas e visitando sites sobre como educar os filhos e etc  e aprendi que os filhos são o espelho  dos pais.
Quando eu for adulta eu vou querer olhar para esse espelho,que serão os meus filhos,e me alegrar com o que há para me alegrar,refletir sobre o que tem que ser refletido e ,sem me irritar,repreender quando tiver que fazê-lo.
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t