quinta-feira, dezembro 09, 2010


Os mitos e as verdades sobre alimentação



Comer carboidrato engorda? Ficar em jejum emagrece? Em meio a tanta informação sobre alimentação, quem consegue distinguir facilmente os mitos e as verdades sobre nutrição e saúde? 


    Os tabus alimentares estão arraigados no senso comum e nas tradições religiosas e culturais e são transmitidos através das gerações. Alguns deles estão relacionados a fatos históricos e acabam sendo distorcidos com o passar do tempo. 

    O mito de que manga não pode ser consumida com leite, por exemplo, foi inventado pelos senhores de engenho para que os escravos não consumissem suas frutas. Nos dias de hoje, ainda existe muita gente que tem receio de combinar os dois alimentos. 

    Os profissionais de saúde devem promover a educação nutricional como forma de combater as informações equivocadas.

Conheça agora a verdade por trás de alguns dos mitos mais comuns: 

  • Ficar em jejum emagrece –  o jejum favorece o estoque de energia, e o emagrecimento se torna mais lento porque o organismo reduz o gasto calórico. 
  • Beterraba é boa fonte de ferro - ela contém baixa quantidade de ferro e, portanto, não é considerada fonte desse mineral. A associação talvez possa ser explicada por sua coloração avermelhada. 
  • Chocolate causa acne – Após duas décadas de pesquisas, não foi demonstrada relação entre o consumo de chocolate e o aparecimento de acne. 
  • Pão engorda - O pão, assim como o arroz, as massas e a batata, é um alimento que está na base da pirâmide alimentar. Sempre que possível, esses alimentos devem ser consumidos na versão integral. 

Converse com seu nutricionista sempre que tiver dúvidas sobre sua alimentação. Ele é o profissional qualificado para orientar e fazer alterações em sua dieta.
4

4 comentários:

MaddyMadeline disse...

Eu amei esse post Flávia , e eu que pensava que quem ficava de jejum emagrecia rápido :)

Hugo Green disse...

Ótimas dicas!
Algumas dessas dicas eu sabia, a chocolate principalmente.

Você é o que come.

Abraço.

Lollipop disse...

Obrigada Hugo
me visite sempre tá? :D

Lollipop disse...

Ssuashuahs ' vlw Tainara Rs

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t